Hábitos Saudáveis para os Olhos

Existem hábitos saudáveis para a manutenção de uma boa visão.

A seguir, enumeramos alguns deles:

Leitura Correta

É importante sentar-se de forma relaxada e confortável, porém erguida.

Ler palavra por palavra (como fazemos ao escrever), a uma velocidade normal. A leitura “por cima” das palavras, tentando abranger toda a linha ou o parágrafo é danosa, porque prejudica a capacidade de enfoque do olho. A área do olho que realmente enxerga não é maior do que a cabeça de um alfinete. O demais é sempre percebido de forma distorcida.

Manter o objeto de leitura a uma distância de 35 e 40 centímetros dos olhos.

Usar uma luz adequada, situada sempre atrás ou ao lado do leitor.

Pestanejamento

É a forma mais natural de lubrificar e relaxar os olhos.

É rápido, portanto não interrompe a visão.

É constante, espontâneo e inconsciente, como fazem as crianças. Note como seus olhos são brilhantes.

Alimentação Correta

Complete sua alimentação consumindo em quantidades suficientes: verduras, legumes e frutas frescas e secas, cereais, grãos, leite, queijo, iogurte, lêvedo de cerveja, nozes, amêndoas, amendoim e castanhas.

Hábitos Saudáveis

É aconselhável tomar cinco minutos de sol (de olhos fechados) por dia, girando a cabeça lentamente para que os raios atinjam as pálpebras por completo; seguindo a recomendação até 10h da manhã ou após 16h.

Borrifar diariamente as pálpebras com água fria, para estimular a circulação do sangue, trazendo linfa aos tecidos oculares.

Condutas que prejudicam e põem em Risco a nossa Visão

Tensão: afeta o nosso organismo enrijecendo a musculatura e impedindo que os músculos óticos efetuem o processo de acomodação, que é o ato de enxergar.

Problemas de saúde em geral: cáries, dentes impactados, infecções causadoras de enxaquecas, que muitas vezes são interpretadas como problemas de visão.

Erros de alimentação: ingestão excessiva de produtos refinados (sal, açúcar, farinha), industrializados (enlatados), frituras e alimentos pobres em valores nutritivos. Mastigação incompleta dos alimentos.

Entrefechar os olhos para ver melhor.

Pestanejar pouco ou nada. Este hábito altera a lubrificação natural dos olhos.

Uso da vista para leitura em condições desfavoráveis: falta ou excesso de iluminação. Papel muito brilhante. Material borrado ou mal impresso. Veículo em movimento. Sob tensão, com pressa, doente, com indisposição, cansaço ou sono. Ler na hora, ou logo após às refeições.

Top