Pães

Diversas receitas de pães para você saborear.


Pão de Centeio

Ingredientes:
3 xícaras (chá) de farinha de centeio
1 ½ xícaras de farinha integral de trigo
1 ½ xícaras de farinha de trigo branca
2 colheres (sopa) de mel ou açúcar mascavo
1 colher (sopa) de fermento biológico granulado (ou 2 tabletes)
½ xícara (chá) de água morna
2 colheres (sopa) de manteiga
1 ½ xícaras (chá) de água quente
2 colheres (chá) de sal moído

Modo de Preparo:
Dissolva o fermento na água morna e reserve. Misture a água quente com o mel, a manteiga e o sal. Quando amornar, junte o fermento, a farinha branca e o centeio, misturando bem após cada adição. Coloque a farinha integral pouco a pouco, até a massa estar no ponto de sovar. Sove por 10 minutos. Deixe a massa descansar por uma hora numa tigela untada e coberta. Amasse novamente, modele os pães, cubra-os e deixe-os crescer por mais ½ hora. Asse a 190º até o fundo estar levemente tostado.

Rendimento: 2 pães.

Pão de Centeio Integral Tipo Alemão

Ingredientes:
Trigo para Kibe – 1/2 xícara (chá)
Sal Moído Iodado Marinho – 2 colheres (chá)
Chá de Erva Doce (Pimpinella anisum) – 2 colheres (chá) moída
Farinha de Centeio Integral – 2 xícaras (chá)
Farinha de Trigo Integral fina – 4 xícaras (chá)

Outros itens:
1 colher (sopa) de casca ralada de laranja
1 xícara (chá) de água fervendo
1 xícara (chá) de leite morno
1/3 xícara (chá) de melado
1/4 xícara (chá) de água morna
2 tabletes de Fermento Fleischmann
3 colheres (sopa) de manteiga
manteiga derretida para pincelar os pães

Modo de Preparo:
Em uma tigela grande coloque o triguilho e sobre ele despeje a água fervendo, a erva-doce, a casca de laranja, sal, melado e manteiga. Deixe ficar até amornar. Dissolva o fermento na água e deixe-o tampado por uns 10 minutos. Junte tudo. Coloque o leite, a farinha de trigo (1 xícara), as 2 xícaras de farinha de centeio e bata tudo muito bem. Gradualmente, vá acrescentando a farinha, batendo sempre, até que a massa se torne firme. Amasse até torná-la elástica. Coloque em tigela untada, cubra e deixe em lugar quente por umas 2 horas. Abaixe a massa para sair o ar. Faça pães redondos, coloque cada um em forma untada. Asse em forno preaquecido, moderado. Ao retirar do forno, pincele com manteiga derretida.

Pão de Maçã

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha integral de trigo (fina)
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de fermento em tablete
1 xícara (chá) de água morna ½ maçã ralada

Modo de Preparo:
Dissolva o fermento na água morna, misture todos os ingredientes. Faça os pãezinhos e deixe crescer por 1 hora. Leve ao forno, polvilhando canela sobre cada um.

Rendimento: 4 unidades.

Pão de Queijo

Ingredientes:
½ xícara (chá) de farinha integral de trigo (grossa)
1 ¾ xícaras (chá) de polvilho doce ou azedo
½ xícara de óleo,
2 ovos
100g de queijo ralado (meia cura, ricota, tofú, parmesão)
¼ colher (sobremesa) de sal moído
½ xícara de leite de soja (1/2 xícara de água + 1 colher (sopa) de extrato

Modo de Preparo:
Ferva o leite, o sal e o óleo. Despeje sobre o polvilho misturado com a farinha integral, mexendo com colher de pau. Adicione os ovos e o queijo, misturando bem com as mãos. Modele os pãezinhos redondos e leve a assar em forma sem untar. Forno quente por 20 minutos. Rendimento: 36 unidades.

Pão dos Essênios

pao-essenio

A receita básica tem mais de 2000 anos e consta do Evangelho de Paz dos Essênios.

  1. Colocamos uma xícara e meia de grãos orgânicos (trigo, centeio, milho, cevada, aveia) em três xícaras de água, durante uma noite. Escorremos a água e deixamos germinar durante 36 horas, enxaguando e escorrendo os grão de duas a três vezes ao dia.
  2. Moemos os grãos germinados em um moedor, um liqüidificador ou um processador. Amassamos até adquirir a consistência de uma massa de pão.
  3. Podemos adicionar diversos temperos (timo ou cominho), alimentos (alho ou cebola picada) ou passas, tâmaras, sementes de girassol, etc.
  4.  Untamos uma assadeira ou frigideira e colocamos a massa em rodelas achatadas.
  5. Colocamos no sol ou em um lugar quente (um forno morno).
  6. O pão está pronto quando por fora formou-se uma crosta fina e dentro está úmido, mas não grudento.

Obs: É preferível desidratar o pão ao sol, pois a massa absorverá a energia do astro rei, fonte da vida na Terra. Em caso de dia nublado, pode-se usar o forno, tomando cuidado para não aquecer demais.

“Deixai que os anjos de Deus vos preparem o vosso pão. Umedecei o vosso trigo, para que o anjo da água penetre nele. Ponde-o então no ar, para que o anjo do ar o abrace. E deixai-o da manha à noite debaixo do sol, para que o anjo da luz solar desça sobre ele. E a benção dos três não tardará a fazer o germe da vida brotar no vosso trigo. Em seguida moei o vosso grão e fazei obreiras finas, como faziam seus antepassados quando partiam do Egito a casa da servidão. Tornai a pô-las debaixo do sol quando ele aparece e, quando ele subir ao ponto mais alto dos céus, virai-as do outro lado para que elas sejam abraçadas ali também pelo anjo da luz solar e deixai-as onde estão até que o sol se ponha. Pois os anjos da água, do ar da luz solar alimentaram e amadureceram o vosso trigo do campo e, da mesma forma, precisam também preparar o vosso pão” (p.43,44 SA receita básica tem mais de 2000 anos e consta do Evangelho de Paz dos Essênios).

Top