Josef Karel Tlach – A nossa eterna inspiração

Josef Karel Tlach nasceu em Santo André SP em 03 de Março de 1958. Desde 1984, atuou com as essências florais, ervas, plantas, fitoterápicos e alimentos naturais e saudáveis. 

Foi um grande homem a frente do seu tempo!

O seu  trabalho se concentrou na busca de um tratamento natural, eficaz e de baixo custo buscando o equilíbrio entre o racional – emocional – fisico – vibracional do seu paciente.

Praticou a meditação zen budista, durante muitos anos.foto2011_karel_pq
Acreditava na liberdade, igualdade e fraternidade entre homens justos e de boa vontade que buscam o progresso e a perfeição do ser humano. Teve como lema de vida: Luz, Paz e Amor.
Especializou-se em Essências Florais de Bach pela The Dr Edward Bach Foundation, da Inglaterra (Practitioner – Terapeuta Floral).

Foi Pós-Graduado em Gestão Estratégica Administrativa e Financeira – Faculdade Bagozzi – Curitiba PR.

Foi Bacharel em Administração de Empresas – USCS Universidade Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul SP.
Especializou-se em fitoterapia, aromaterapia e numerologia, entre outras.

Ex-trainer (professor) do The Bach International Education Programme (da A Nelson & Co, da Inglaterra) – Programa aprovado pela The Dr Edward Bach Foundation, da Inglaterra.

Foi Webmaster deste site (desde 1999) onde escreveu matérias para o Jornal Florais (desde 2000), Jornal Ervas (desde 2003) e foi moderador da Lista Florais (desde 1999) e da Lista Consultas Florais (desde 2005).

Foi o Criador do Potencializador Magnético para Essências Florais.
Durante muitos anos, foi professor do curso “Os Florais de Bach e a sua Terapia” formando profissionais da área da saúde (médicos, enfermeiros, terapeutas, etc) até o público leigo.
Foi Professor de alimentação funcional ou nutracêutica onde estudou: sais de schussler, o vinagre de maçã, o açúcar natural, sal marinho, quefir, dolomita, cloreto de magnésio, cogumelo Agaricus Balzei, entre outros.

Proferiu palestras, deu entrevistas, escreveu matérias e ministrou cursos sobre as essências florais e alimentação funcional.

Deu diversas  palestras em Instituições de Caridade e Ongs, tais como: Rede Feminina de Combate ao Câncer, Ong “Viva Melhor” (Grupo de Apoio às Pacientes Mastectomizadas), etc.

De 1987 a 2003, foi facilitador do Grupo de Consciência “Oficina da Alma”, em Santo André SP.

De 1995 a 1999, trabalhou como terapeuta floral voluntário no Instituto Heliodor Hesse, em Santo André SP, atendendo a população carente da região do Grande ABC Paulista.

Foi pioneiro no Brasil, nas consultas florais realizadas por e-mail e telefone (desde 1999), msn e skype. No início, foi muito criticado por este tipo de consulta e, atualmente, vemos muitos profissionais de várias áreas da saúde usando estes recursos em suas consultas.

No ano 2000, o Prof. Karel teve um câncer de pele (melanoma malígno de grau 5) e se tratou exclusivamente com alimentação funcional, cogumelo agaricus blazei muril (himematsutake), essências florais e fitoterapia. Os médicos lhe davam três meses de vida.

Em 2002, foi voluntário no Hospital Neo-Onco, em São Bernardo do Campo SP. Coordenou um grupo de apoio aos pacientes portadores de câncer onde trabalhou a consciência e as suas emoções em relação à doença e a sua vida.

Em 2004, foi voluntário no Hospital Pan-Heliópolis, em São Paulo, na ala dos pacientes ostomizados, trabalhando as emoções e a qualidade da alimentação dos seus pacientes.

No ano de 2009, mudou-se com a sua família para Curitiba PR e lá montou o seu novo consultório no bairro Batel, onde atendeu os seus pacientes.
Em 2010, inaugurou o seu Blog chamado “Blog do Karel” onde colocou os seus pensamentos, ideias e conceitos aplicados na sua terapia floral. Também publicou matérias de outras fontes no blog que considerava  importantes para o terapeuta floral e seus pacientes.
Em 2012, concluiu a Pós-Graduação em Gestão Estratégica Administrativa e Financeira para reciclar e ampliar os seus conhecimentos.
Veio a falecer com 56 anos e no seu melhor momento de vida (a semelhança de Dr. Edward Bach) em  13 de Março de 2014 dormindo (de parada cardíaca) em sua casa em Curitiba.
Sua esposa e filhas assumiram o compromisso de dar continuidade a sua obra, nomeadamente reformulando o site e acrescentado a loja virtual (o que era desejo dele).
A sua esposa com toda a gratidão do mundo diz: “O sonho não acabou…só mudou de dimensão…!” Silvia Vatavuk

 


REGISTROS

logo_bach_fundation
Prefeitura de Curitiba PR – Alvará de Licença para Localização nº 1.035.316
The Dr. Edward Bach Foundation, da Inglaterra nº BZP-1998-1223T
Sinte – Sindicato dos Terapeutas crt nº 21461, no Brasil

 

4 thoughts on “Quem foi o Karel?

  1. Rosângela Gisoldi Orlandi disse:

    Conheci muito o Karel no início de seus trabalhos com florais. Fui uma de suas primeiras pacientes de florais. Só hoje procurando ele pela internet soube do seu falecimento. Me entristeci, mas esse mundo é muito pequeno para os trabalhos dele. Deve estar trabalhando numa obra magnífica em outros planos.
    Que bom que continuam com o trabalho das obras dele. Um grande abraço para todos aí. Felicidades.

    1. Olá Rosângela! Muito grata pelas palavras de carinho. Ele realmente foi um marco na vida de muita gente e contribuiu enormemente com a Terapia Floral. Um abraço carinhoso Silvia

    2. Olá Rosângela!

      O Karel está e estará sempre presente no coração daqueles que tiveram o privilégio da sua presença.

      Beijo!
      Silvia Vatavuk

  2. Bruna disse:

    Muita gratidão pelo trabalho e amor do Karel com seus pacientes ! Fiz tratamento com ele em 2007 ! Ele me curou do toc que me angustiava anos … desde então , já fazem 14 anos que não tenho mais episódios de toc . Minha sempre gratidão a ele e ao seu trabalho , é que bom que sua obra continua através de vocês .
    Beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *